ilust. Maria Eugênia |
E, seguindo o roteiro da Viagem Literária cheguei em Eldorado, a cidade da belíssima caverna do diabo.
O centro cultural da cidade é um espaço bonito com salas para exposições, biblioteca e auditório. A cidade tinha acabado de sofrer uma inundação. Pude ver as marcas deixadas pela água nas paredes das casas.
Bem, o encontro com os adolescente foi tranquilo. Eles, no começo, muito quietos, atentos.
A conversa surgiu a partir da leitura da história do Simbad, o Marujo, que reconto no livro "Almanaque dos Sentidos". O Simbad, partiu por mares e aventuras. Nós também.
O papo seguiu para "As Mil e uma Noites, livro fonte para muitas narrativas. Surpresa dos jovens quando souberam que as viagens de Simbad faziam parte deste livro milenar. Gostei de enveredar por este caminho dos textos que são fontes e referências para muitas histórias. Ou da intertextualidade... da literatura que se faz da literatura...
Depois de muito ouvirem, uma jovenzinha contou que estava escrevendo um livro. Uma história inspirada num sonho que ela teve. "uma menina que se salva de um naufrágio e que chega num vilarejo..." . Aliás, ela disse que gostaria de publicar aqui, nos comentários, um trechinho. Fique à vontade, (e não repare se não lembro seu nome), lembro muito de você e do seu desejo de escrever.
E num clima muito bacana, os jovens, umas simpáticas professoras e o coordenador do espaço cultural davam suas opiniões sobre livros. O encontro terminou lá fora, numa arena, onde tiramos muitas fotos.
Não pude visitar a caverna do diabo. Mas puxei da lembrança uma visita que fiz há muitos anos. Os salões cheios de estalactites e estalagmites. Com formas tão surpreendentes...
Pela partilha,
ResponderExcluirum grato abraço,
Leonardo B.
oi eu sou iasmin uma das alunas a quem voce visitou na viagem literaia em eldorado.
ResponderExcluiradorei te conhecer e só consegui encontrar seu blog agora.
meu livro é sobre uma garota que é emcontrada durante a pescaria de pessoas de um vilarejo. a volta dessa garota se encontram muitos misterios e ela acabam conhecendo o rapaz de seus sonhos que levara com sigo ao mar que é o lar dela.
nessa aventura que é a vida dela ela tem que ajudar duas ermas que estao destinadas a salvar os vilarejos em que moram de uma grande catastrofe ambiental queesta acontecendo por uma guerra entre o mundo subaquatico, o mundo dos demonios( que na realidade sao chamados assim por que sao muito parecidos) e entre as silfides.
essa guerra esta trazendo muita desarmonia ao mundo subaquatico e isso acabara inundando os vilarejos e o resto do mundo.
isso é somente o grande resumo da minha historia e que eu gostaria que voce soubesse.
obrigada
beijos
Uau! Iasmim. Parece muito instigante sua história. Lembro muito bem de você e da sua participação tão bacana durante o encontro. Acho que sua história tem um pouco a ver com a situação vivida por sua cidade na vida real, as enchentes que acontecem sempre. Vá em frente com sua bela narrativa! Beijos
ResponderExcluirobrigada carla
ResponderExcluirna realidade essa historia vio de um sonho meu que aconteceu durante a epoca da enxent, mas por sorte nao houve a entrada de agua na minha casa.
obrigada de verdade
quando voce veio eu me senti um pouco mais entusiasmada
beijos
ass: iasmin
Iasmin,
ResponderExcluirespero que vc se entusiame sempre. E realize seus desejos. Beijos