Biografias

Muitas paisagens e espaços urbanos no Brasil e no mundo foram desenhados por um artista brasileiro chamado Roberto Burle Marx (1909-1994). As calçadas da praia de Copacabana, reproduzidas milhares de vezes e percorridas por muitos brasileiros, diariamente, é obra do nosso pintor e paisagista. O livro conta a trajetória artística de Burle Marx, apresentando algumas de suas principais obras que fazem parte da paisagem urbana: bairros, ruas, parques, calçadas, edifícios. As fotos, pinturas e desenhos dos jardins e espaços criados por esse artista, considerado por muitos o inventor do jardim tropical, constituem linguagem rica no bonito projeto gráfico deste livro. É interessante pensar que a arte de criar espaços com elementos da natureza exige o domínio de muitas áreas do conhecimento: ecologia, artes plásticas, botânica, arquitetura. É esse processo fascinante e trabalhoso na construção de um jardim, num espaço publico ou privado, que a autora revela, por meio de um texto objetivo e ao mesmo tempo poético. Para adolescentes a partir de 12 anos e vestibulandos. Coleção Mestres das artes no Brasil. Menção Altamente Recomendável – FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. 2007. Editora Moderna, São Paulo.



A vida e obra do escritor Oswald de Andrade (1890-1954), é narrada de maneira ágil em pequenos capítulos com títulos instigantes que introduzem os episódios vividos pelo escritor. De maneira cronológica, o leitor pode acompanhar a movimentada vida de Oswald que desde a infância tem a literatura presente em seu cotidiano, como descrito no capítulo “O sofá de palhinha” no qual a mãe do escritor contava as mais diferentes histórias de sua família. E não apenas as histórias maternas, como o próprio autor diz: “De qualquer lado para onde eu girasse minha curiosidade de criança, alimentavam-na do mais rico material da imaginação e da realidade brasileira”. O livro é dividido em quatro partes que são introduzidas por um desenho e um poema do próprio artista: “Infância/Aprendi com meu filho de dez anos/que a poesia é a descoberta/das coisas que nunca vi.” A narrativa segue contextualizando o desenvolvimento da cidade de São Paulo juntamente com a descrição da vida madura do escritor: casamentos, filhos, trabalhos, livros, viagens para Europa, Oriente, e sua intensa vida cultural. Fotos, imagens, ilustrações de Oswald e também de Tarsila do Amaral, além dos poemas do autor e um bonito projeto gráfico, ajudam a construir a trajetória deste escritor que foi uma das maiores personalidades da arte brasileira. Para leitores a partir de 12 anos e vestibulandos. . Menção Altamente Recomendável – FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. 2000.
Coleção Biografias Brasileiras, Editora Callis, São Paulo.

http://www.loja.callis.com.br/portugues/catalogsearch/result/?q=oswald+de+andrade


Este livro conta a história de Zumbi (1655-1695), um herói lendário, um grande chefe guerreiro, que liderou com muita inteligência, coragem e astúcia o quilombo dos Palmares em suas batalhas finais pela liberdade. “O quilombo da Serra da Barriga, que se iniciou com a fuga de quarenta escravos, chamou-se Palmares. Foi o mais conhecido do Brasil, por ter sido uma grande organização que chegou a abrigar cerca de trinta mil pessoas que ali viviam e produziam. Além disso, Palmares ficou para a História, pois resistiu aos ataques dos brancos durante cem anos.” Esta narrativa, baseada em textos dos mais diversos historiadores, tem também um conteúdo ficcional. Ler este livro é desvendar um novo universo a respeito da escravidão no Brasil. Palmares representou um lugar onde o negro teve sua autonomia e conseguiu viver em liberdade e com dignidade convivendo com o sistema escravista do período colonial.
Para leitores a partir de doze anos e vestibulandos.  Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil, 2005. Coleção: A Luta de Cada Um. Editora Callis, São Paulo.