sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Lançamento! Diálogos de Samira, por dentro da guerra Síria

Editora Moderna, capa Maria Eugênia.

Assunto recorrente, obra mostra, por meio de ficção, a guerra na Síria e a situação dos povos que vivenciam esse conflito
Lançamento da Editora Moderna, Diálogos de Samira: por dentro da guerra síria é um infantojuvenil que trata de um tema atualíssimo. Por meio desta ficção, as autoras Marcia Camargos e Carla Caruso apresentam as visões e costumes de um garoto islâmico e uma menina brasileira.
O texto narra a história de Samira, que vive no Brasil, e Karim, obrigado a deixar Aleppo, sua cidade natal, e tudo o que mais gostava, para morar em um campo de refugiados no Líbano. Com 12 e 13 anos, respectivamente, os jovens correspondem-se por e-mails e cartas.
Situados em realidades diferentes, Samira e Karim trocam confidências e explicam um para o outro suas tradições, raízes culturais e expectativas, o que faz com que acabem olhando o mundo de outra forma.
Dirigido a adolescentes, o livro vem contribuir para melhor entendermos o universo islâmico e o conflito sírio, que se prolonga desde 2011. Ao final, traz um pequeno dicionário com expressões e palavras em árabe, além de definições de Al Qaeda, Estado Islâmico, Hezbollah, xiita, sunita e alauita, entre outros termos deste contexto sobre o qual muito se fala, mas pouco se conhece de fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário